Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

A alergia alimentar pode ser familiar (50 a 70% dos casos) e a intolerância não
Compartilhe

É comum ouvirmos por aí sobre discussões que envolvam alergias e intolerâncias alimentares. Vemos, por exemplo, uma abundância de pessoas intolerantes à lactose [1] e outra parcela alérgica a frutos-do-mar [2], mas qual a diferença entre esses dois termos?

Alergias

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é a resposta que o nosso organismo dá quando entra em contato com o alimento [3]. Em casos de alergia, o corpo reage automaticamente e cria anticorpos, uma resposta imunológica, como se o alimento fosse um invasor, gerando sintomas como urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa, diarreia. Em casos mais graves, pode ocorrer uma reação chamada anafilática, que pode ser fatal e exige cuidados imediatos [4].

Além disso, a alergia alimentar tem aumentado nos últimos anos, afetando até 8% das crianças com menos de três anos e 3% dos adultos. Mesmo que não tenha cura, em alguns casos pode diminuir a reação alérgica com a idade e até desaparecer. Importante apontar que qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas que alguns são mais comuns. Por exemplo, leite, ovo, amendoim, nozes, peixe, frutos-do-mar e algumas frutas são os principais alimentos que podem causar alergia [4].

Intolerâncias

Por outro lado, a intolerância alimentar ocorre quando o alimento não é digerido corretamente por isso, os sintomas são principalmente gastrointestinais, como excesso de gases, distensão abdominal e diarreia, e menos graves do que os provocados por alergias [3 e 4].

Cuidado
A alergia alimentar pode ser familiar (50 a 70% dos casos) e a intolerância não. A alergia geralmente inicia após 6 meses de idade e a intolerância após 6 anos de idade. A alergia aparece com qualquer quantidade ingerida, já a intolerância pode ser dose dependente [2]. Por mais que nenhuma delas tenha cura, no caso de intolerâncias é possível complementar a alimentação com a enzima faltante no organismo, que ajudará na digestão. Por exemplo, alguém intolerante à lactose pode tomar a enzima lactase com uma refeição que tenha derivados do leite [5].

Porque é importante se manter informado

Esse é um assunto muito importante, uma vez que muitas pessoas confundem a alergia alimentar com a intolerância [4]. Cerca de 6% das crianças com menos de três anos de idade e aproximadamente 4% da população adulta são afetados por várias desordens alérgicas induzidas por alimento [2]. E a intolerância é um problema relacionado com a digestão de algum alimento (como o leite) e pode aparecer, em 70% dos adultos principalmente porque, com o tempo, o intestino diminui a produção das enzimas digestivas (como a lactase) [5]. A intolerância tem tratamento e a alergia tem prevenção [2].