O mundo aromático e saboroso da culinária tailandesa

Compartilhe

Saiba as principais características, ingredientes e técnicas fundamentais dessa gastronomia oriental que está cada vez mais popular no Brasil 

A gastronomia Tailandesa é extremamente rica em ingredientes, o que proporciona aos seus apreciadores combinações infindáveis através de técnicas elaboradas, resultando em uma comida abundante e complexa. O pré-preparo demanda dedicação, tempo, cuidados. É uma cozinha elaborada e delicada, embora pareça simples muitas vezes, há que ter precisão na execução. “Existem variados pratos, às vezes de execução rápida, mas que utilizam diversos ingredientes, e esses têm que ter o balanço exato de temperos. Outros são realmente complexos em técnicas e preparo metódico com utilização de muitos ingredientes”, descreve o especialista em culinária tailandesa José Penna.

Ingredientes principais

O arroz é sempre o ingrediente principal. São utilizados diversos tipos do grão, Jasmim, Glutinoso e Marrom são os mais comuns. Entre outros ingredientes indispensáveis está o coentro (folhas, talos, raiz e sementes), capim cidreira, folha de limão kaffir, galanga, cúrcuma da terra, alho, gengibre, chicória do Pará, pimentas, limão, molho de peixe, açúcar de palma e molha de ostra.

As ervas também são abundantes, de cultivo ou selvagens. As ervas não são decoração, são parte do prato. Na Tailândia e em todo Sudeste Asiático, as ervas são muito populares e utilizadas na gastronomia local, seus aromas, fragrâncias e texturas são indispensáveis aos pratos, ressalta Penna. 

Caracterizada pelo equilíbrio de quatro elementos que marcam o paladar – sal, doce, picante e ácido -, os pratos originários da Tailândia encantam pela variedade de aromas, sabores e especiarias.

Curiosidades

Outro ponto interessante é que os legumes, em geral, são servidos al dente, bem crocantes, salteados rapidamente em fogo alto. Isso ajuda a deixá-los mais bonitos, com as cores mais vivas, e também preserva melhor os nutrientes, um aspecto de outro pilar da gastronomia tailandesa que é o quesito saúde.  

Mais uma curiosidade: os tailandeses quase não tomam nem fazem uso de leite de vaca, preferindo as bebidas à base de vegetais, como coco. Por isso, muitas de suas preparações são naturalmente veganas, sem lactose e, algumas vezes, também sem glúten, pois usa-se muito a farinha de arroz, e isso em nada compromete o sabor dessa cozinha rica em aromas e texturas. 

Para quem nunca provou recomendamos altamente a experiência de conhecer novos sabores e um pouco de uma cultura tão distante da nossa. Para isso selecionamos 4 pratos populares para você escolher e se aventurar pelo saboroso mundo da culinária Tailandesa. 

1. Fried Rice ou kao pat

O chamado “arroz frito” é um prato que, no Brasil, poderia facilmente ser chamado de “mexido”, com um toque especial dos temperos orientais.

Uma porção de arroz jasmin é colocada em uma frigideira, sendo misturado com pedaços de frango ou porco. Acrescenta-se ovo, cenoura, cebola e, às vezes, pimentão. A mistura também leva molho de peixe, uma pitada de açúcar e pimenta.

2. Pad Thai

Um clássico da comida tailandesa, o pad thai é feito com macarrão de arroz frito, ovo, tofu, brotos de feijão, cebolinha, uma pitada de molho de tamarindo, molho de peixe, camarão (que pode ser seco ou fresco), alho, pimenta vermelha, açúcar e castanhas. Serve-se com limão.

3. Green Curry ou kaeng khiao wan

Existem vários pratos à base de curry na Tailândia: yellow, red, massaman… o Sweet Green curry é apenas um deles.

Ele foi criado na região central da Tailândia, é feito com leite de coco e com pimentas verdes, que dão a cor e o nível de ardido máximo a esse prato.

4. Green Papaya Salad ou som tam

Uma das saladas mais populares da culinária tailandesa.

Os ingredientes podem incluir tomate cereja, pimenta, camarão seco, molho de peixe, alho, vagem, limão, açúcar, castanhas e, claro, lascas de mamão papaia verde.

Pode ser servida tanto como entrada ou prato principal.